sexta-feira, 26 de outubro de 2007

TENGU

"Não se pode ver nem ouvir o caminho. O que se pode escutar e perceber é apenas o rastro do Caminho. Reconhecer pelo rastro aquilo que está por trás dessa marca é o que chamamos de intuição. Se a aprendizagem não é compreensão intuitiva, ela é inútil . Se a arte das espadas não passa de uma habilidade limitada, ela é também efetivamente a ação do reino encantado do Coração, e aquele que penetra em seu germe mais íntimo torna-se uno com o Caminho."
Trecho do discurso sobre a Arte dos Espíritos da Montanha, escrita no Japão em 1729
Os TENGU são os professores legendários do NINJA.
No século XVIII foi escrito um tratado chamado de TENGU-GEIJUTSU-RON (Discurso sobre a Arte dos Demônios das Montanhas), onde um guerreiro conta suas experiências e ensinamentos de vida e de combate que recebeu de um TENGU mestre na Arte da Espada (Kenjutsu).
Um híbrido de homem e corvo, os TENGU são originalmente descendentes de SUSANOO, o irmão da Deusa do Sol AMATERASU. Eles se assemelham a humanos alados com bicos ou narizes inacreditavelmente longos. Suas penas e pele são normalmente de cor vermelho escuro, entretanto estes são freqüentemente escondidos pelos trajes pretos como o dos NINJAS ou com vestimentas de monges YAMABUSHIS..
Os antigos SAMURAIS acreditavam que os NINJAS eram descendentes dos TENGU, por serem capazes de fazer proezas impossíveis para um ser humano comum.
Completamente capaz de vôo, os TENGU são criaturas arbóreas que habitam as filiais superiores de árvores. Eles preferem climas mais frios e assim suas casas, as florestas, tendem a ser situadas perto de montanhas.
Eles vivem em comunidades pequenas de dez a cinqüenta, com um Rei elegido (DAI TENGU) que conduz o poleiro. O mais forte deles, como os guerreiros e exploradores informam toda a atividade, dentro de seus territórios, para o Rei.
Os TENGU apreciam o aparecimento de humanos no território deles, eles gostam de fazer piadas com aqueles que visitam seus territórios sem permissão. Estas piadas freqüentemente não são diretamente prejudiciais, mas muitas conduzem ao combate entre o TENGU e os homens, que consideram estas piadas como sendo insultos ou ataques. Apesar destas escaramuças isoladas, os TENGU vivem uma existência calma.

Nenhum comentário: