sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Amaterasu

Amaterasu é uma deusa shinto do sol; ela é a ancestral mítica da família real do Japão. Seu nome completo é Amaterasu-o-mi-kami, que significa "Gloriosa Deusa que Brilha no Céu”.
Amaterasu também é considerada a criadora do cultivo de arroz e da farinha, do uso do bicho-da-seda e de tecer com um tear.


Seu santuário mais importante, o Santuário Ise, está localizado em Ise, na ilha de Honshu, no Japão. O templo é demolido e reconstruído à cada vinte anos, desde o ano de 690, pois a religião shinto enfatiza a pureza e limpeza. Nesse templo, ela é representada por um espelho. Galos, que andam em profusão no solo do templo, são sagrados para ela, pois saúdam o sol a cada manhã.

É o sol nascente, o símbolo de Amaterasu que aparece na bandeira nacional japonesa e o povo a saúda todas as manhãs com orações e palmas. Pipas e flechas celestiais também são seus símbolos.
Ela é homenageada, todo dia 17 de julho, com procissões de rua por todo o país. Ela também é celebrada no dia 21 de dezembro, no solstício de inverno, pelo o nascimento da luz, quando saiu da caverna e restituiu o calor e a luz ao mundo.

6 comentários:

arrudadonascimento disse...

SO HA UM DEUS ..UM SENHOR O DEUS PODEROSO O DEUS DOS IMPOSSIVEIS QUE FEZ TODAS AS COISAS ..JESUS TE AMA EU TBM

arrudadonascimento disse...

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” (I Timóteo 2:5)
Deus é um só? Ele mesmo nos alerta, tal como alertou o povo de Israel no passado. "Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor”. (Deuteronômio 6:4).

O Deus Onipresente que tudo vê "Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons”. (Provérbios 15:3). O Deus Onipotente que tudo pode, descrito na Bíblia. "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará”. (Salmos 91:1).
O Deus que Moisés acreditava e afirma ser o Criador do mundo, da sabedoria, do homem – num sentido genérico - com toda a sua inteligência física e espiritual. Deus é o maior cientista dentre todos e de todos os tempos, pois foi Ele quem criou os céus, da terra e de tudo o que nela há! "No princípio criou Deus os céus e a terra”. (Gênesis 1:1).

O Deus que também disse estas mesmas palavras ao profeta Isaías “Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o Senhor e não há outro”. (Isaías 45:18).E TEM MAIS A OPORTUNIDADE

arrudadonascimento disse...

O Deus que antigamente falava aos homens através dos profetas e hoje fala conosco através de Seu Filho, Jesus e hoje sustenta tudo o que existe pelo Seu poder. "Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo". (Hebreus 1:1-2).

Aquele Deus que tem por essência e qualidade básica o amor e a justiça “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor”. (I João 4:8), e que se revelou ao homem e o atraiu “Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí”. (Jeremias 31:3).

arrudadonascimento disse...

O Deus que não faz distinção de raça, cor, nacionalidade ou naturalidade. “Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas”. (Romanos 2:11; Efésios 6:9).

Aquele que Jesus afirma. “Eu e o Pai somos um”. (João 10:30).

O Deus e Pastor de Davi socorro bem presente. (Salmos 23:1) “O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra”. (Salmos 121:2).

Unknown disse...

Comentário desnecessário para um artigo mitológico

Unknown disse...

Tbm achei desnecessario o comentário, o assunto é sobre mitologia, assim como: Gregos, Nórdicos e Egípcios.