quinta-feira, 17 de abril de 2008

Edda Poética

A Edda Poética é a mais antiga das duas Eddas e por essa razão algumas vezes é chamada de Edda Velha (ou Edda Antiga. O ´´Velho´´ para nós não tem o tom pejorativo que normalmente lhe é atribuido). Também é chamada de Saemundar Edda, pois sua autoria foi erroneamente atribuida no passado a um poeta islandês muito conhecido que se chamava Saemund.

A Edda Poética é consposta de muitos poemas diferentes que foram colectados por uma pessoa cuja identidade desconhecemos provavlemente por volta de 1250 da Era Comum, ou Era cristã.

A Edda Poética pode ser dividida em duas seções, uma mítica e outra heróica.Infelizmente não temos nenhuma tradução da Edda Poética em português, apenas em inglês e espanhol. A razão disso é que a Edda é escrita em Old Norse, uma língua morta que deu origem as línguas escandinavas modernas, e não há cursos de Old Norse no Brasil, como há no exterior. Toda tradução feita para o português é traduzida normalmente do inglês e portanto é ainda menos confiável por ser uma tradução de uma tradução.

Oferecemos aqui os poemas em inglês, o mais recomendável é que, vocês mesmo leiam a tradução e lembrem-se: Uma tradução é muito melhor do que ouvir alguém contar uma história. As traduções para o inglês são boas sim e o material é muito extenso, portanto não se deixem enganar por quem quer contar a história do seu jeito.

  • Völuspá ou a ´Profecia da Vidente´. É onde o mito nórdico da criação é contado. Odhinn ressucita uma völva (vidente) e esta lhe conta sobre o início e o fim do mundo.
  • Havamal ou ´As Palavras do Altíssimo´. Conselhos sobre a vida cotidiana. Base comportamental do asatruar e de nossos ancestrais.
  • Vafþrúðnismál ou ´Os dizeres de Vafþrúðnir´. Odin tm uma disputa de sabedoria com um gigante.
  • Grimnismál ou ´Os dizeres de Grimnir´. Uma disputa de Frigg e Odin, cada um favorecendo um afilhado seu.
  • Skirnismál ou ´Os dizeres de Skirnir´. Freyr se apaixona pela giganta Gerd e manda seu servo Skirnir ir pedir sua mão.
  • Hárbarzljóð ou ´A fala de Harbard´. Thor e Odin competem num duelo de palavras.
  • Hýmiskviða ou ´A fala de Hymir´. Thor e Tyr tentam conseguir o caldeirão deAegir para que ele fermente cerveja na festa dos Deuses.
  • Lokasenna ou ´A zombaria de Loki´. Loki invade a festa dos Deuses no salão de Aegir e causa muita confusão.
  • Þrymskviða ou ´A fala de Thrym´. Thrym rouba o martelo de Thor e este se disfarça de mulher para recuperá-lo.
  • Alvíssmál ou ´Os dizeres de Alvis´. O anão Alvis discute com Thor pela mão de sua filha, Thrud.
  • Baldrs Draumar ou ´O sonho de Baldur´. Mais uma vez Odin ressucita uma völva para saber o futuro.
  • Rigsþula ou ´A canção de Rig´. Rig vai a Midgard e dá origem as classes sociais.
  • Hyndluljóð ou ´A fala de Hyndla´. Freyja ensina um afilhado seu sobre seus ancestrais.
  • Völuspá hin skamma ou ´A profecia curta da vidente´. Uma versão menor da Voluspa.

17 dos 23 poemas heróicos

Edda Poética original e em sueco

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Fadas


A fada é um ser mitológico, característico dos mitos célticos, anglo-saxões, germânicos e nórdicos.
Segundo Schoereder (s/d., p. 66), o nome fada "vem do latim fatum, que significa fado, destino. Dessa forma, acredita-se que elas intervêm de forma mágica no destino das pessoas."

As fadas também são conhecidas como sendo as fêmeas dos elfos. O termo incorporou-se a cultura ocidental a partir dos assim chamados "contos de fadas". Nesse tipo de história, a fada é representada de forma semelhante a versão clássica dos elfos de J.R.R. Tolkien, porém apresentando "asas de libélula" as costas e utilizando-se de uma "varinha de condão" para realizar encantamentos.
Dependendo da obra em que aparece, a fada pode ser retratada em estatura de uma mulher normal ou diminuta. No primeiro caso, temos a fada de Cinderela. Como exemplo da segunda representação podemos citar "Sininho", do clássico infantil "Peter Pan", de J. M. Barrie.